segunda-feira, 7 de julho de 2008

As redes sociais, o Banco BBVA e novidades para as empresas BBVA

O Global Forum teve entre suas apresentações uma equipe do Banco BBVA. Embora (e apesar de) afastado do mercado brasileiro (esperamos que retorne logo), o BBVA fez um investimento e uma colaboração inestimável com o GFAL: enviou executivos que apresentaram mensagens de seus dirigentes e fizeram uma apresentação da blogosfera (blogsfera BBVA, como chamada lá) do banco.

Essa blogosfera BBVA é uma iniciativa pioneira e de grande valor para quem estuda redes sociais e sua aplicação na empresa. É usada como ferramenta de Gestão do Conhecimento.

Falando em Gestão do Conhecimento: gosto do assunto há muito tempo. Fiz uma especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial em 1999 (quase 10 anos atrás). Na época, conheci e aprofundei conceitos, li livros: adorei o Criação de Conhecimento na Empresa (Nonaka + Takeuchi), dois livros do Kevin Kelly, todos grandes em conceitos e bases epistemológicas... também tinha Davenport (este quase prático) e a Verna Allee. Tudo muito bom, mas nunca me senti seguro de que tinha em mãos algo aplicável para realmente fazer a Gestão do Conhecimento em uma empresa. Vários consultores procurei e já me procuraram, todos sabem como fazer. Mas eu nunca me senti seguro.

Agora, pela primeira vez, talvez com uma pequena ajuda da tecnologia atual de celulares, cameras, sites de blog, achei algo em que investir: uma blogosfera e complementos, se implantada de forma equivalente ao BBVA, permite fazer algo importante e de custo reduzido: estimular as pessoas a compartilhar seu conhecimento usando ferramentas de código aberto (ou "free") para isso; e juntar, acumular seu conhecimento em vários formatos, eventualmente até sem gastar nada (basta usar os blogs públicos tipo blogger, wordpress, e outros como netvibes).

Mas o melhor guardei para o fim: o BBVA coloca à disposição das empresas
sua solução, pedindo apenas um "cantinho" de página para colocar um blog de sua blogosfera. É pouco pelo benefício potencial. Como obter? Vamos trazer para o Brasil? Realmente será grátis o software?

Tenho mais notícias, mas vou guardar um pouco para outro dia...

Nenhum comentário: