segunda-feira, 9 de junho de 2008

Faltará só uma coisinha...

Augusto de Franco colocou em seu blog uma pergunta, que resumindo é: por que as empresas precisariam preocupar-se com sustentabilidade? Que utilidade teria para elas? Caso você tenha a resposta, comente por favor.

Se antes de comentar quiser saber o que Augusto diz (eu recomendo), leia em seu blog clicando aqui ou procure nele "um debate que está rolando na rede".

Complementando, o Marcos recomendou-me a leitura de um brilhante artigo no jornal Gazeta do Povo, de autoria de Belmiro Valverde, um professor com respeitável bagagem adquirida em atividades anteriores tanto em governo quanto em grandes empresas: ele aborda a insustentabilidade do modelo atual de desenvolvimento gerado pelo estilo de vida da parte afluente da população mundial, e menciona o Global Forum da América Latina como tendo um papel relevante para o redirecionamento da mentalidade acadêmica e empresarial.

Já temos gente sábia e lúcida falando de sustentabilidade. Já temos uma blogosfera. Teremos o Global Forum de 18 a 20/junho. Só faltará garantirmos uma coisinha para assegurar a mudança: que as ações que serão planejadas cheguem a dar resultado e não parem antes. Será que estará em pé a Lei de Pareto, onde 80% dos resultados corresponderiam a 20% do esforço (fácil) ou a de Thomas Edison, quando dizia que o gênio é 1% de inspiração e 99% de suor? Estou mais para aceitar Thomas Edison, e atrevo-me a propor um novo estímulo: precisamos 100% de transpiração para ter 100% de segurança de que será real essa nova época em que Academia e Empresas trabalharão juntas para pensar em Sustentabilidade.

Nenhum comentário: