quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sustentabilidade e Green Building

Hoje passei algumas horas pela manhã discutindo soluções com uma consultora da Cushman & Wakefield para um espaço sendo planejado no Cietep - Sistema Fiep - que será destinado a educação e inovação. Incluiu entender o que caracteriza uma construção Green Building (edifício que respeita o meio ambiente e o conforto dos usuários, assegurando um ganho energético sobre um edifício padrão que atenda a norma americana - que já é exigente - de 14% ou mais).

Não é fácil. Minha primeira suposição era de que o edifício não devia ter ar condicionado para não gastar energia. Errado: pode ter ou não, mas se não tiver deve ter isolamento térmico e ventilação para dar conforto... e se tiver ar condicionado o edifício tem que ser eficiente energéticamente. Existem muitos meios, mas o que está parecendo mais interessante e inovador é semelhante ao que Prefeitura de Curitiba vai adotar nas estações tubo (veja artigo da Gazeta do Povo aqui).

Não para por aí: não pode sujar a vizinhança durante a construção, consumo de energia total, consumo de água, conforto das pessoas... diversos aspectos que assegurem construções sustentáveis no tempo, tanto quanto a minimização de agressões ao meio ambiente como baixo custo operacional no longo prazo. Se tudo for feito adequadamente, o edifício recebe uma certificação Green Building.

Mas isso vale muito: se o Sistema Fiep promove o Gfal, deve praticar Sustentabilidade e mostrar com o exemplo o quanto vale construir mas, principalmente, como recuperar em economia de operação e manutenção no futuro. Quer entender melhor sobre isso? Veja o site oficial do Green Building Coucil no Brasil, que explica e dá exemplos brasileiros, e se quiser entender melhor a certificação veja uma apresentação PPT que está em um site da FGV, e apresenta os conceitos gerais. Baixe o arquivo aqui.

Vamos agora aguardar e ver. Certamente, será motivo de orgulho: No Cietep, teremos eventos sobre Sustentabilidade em um prédio que mostrará pelo exemplo...

Nenhum comentário: