terça-feira, 19 de agosto de 2008

Inovação e uma novidade

Uma inovação no EPC foi a vinda do professor francês Marc Giget para falar aos participantes. O Prof. giget é o maior especialista em inovação da Europa, é foi o destaque do III Simpósio Senai de Inovação Tecnológica, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento do SENAI, que aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto, em Curitiba. É um especialista do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), da França.

Gostei muito do que vi, porque ele coloca a inovação como uma atividade sem mistérios, que você pode fazer simplesmente melhorando o que já faz. E ainda disse que acha que o Brasil e dentro do Brasil o Paraná, em especial, como sendo um estado muito bem posicionado para ser um destaque em desenvolvimento e inovação, citando entre outros motivos as perspectivas de desenvolvimento, acesso a financiamentos, o Sistema Fiep, o espírito de inovação, juventude, dinamismo, a biodiversidade humana e a abertura à cultura internacional.

O interessante é que ouvi o mesmo do Ram Charan, em um jantar que ocorreu logo após sua palestra no GFAL: o Paraná é um estado muito promissor e privilegiado. É, acho que preciso aprender mais com esses mestres.

Um comentário:

Anônimo disse...

bem...estou um pouco fora do prazo, mas é o jeito...estou meio desconfiado destas afirmações dos mestres. Tenho sérias dúvidas deste posicionamento tão "bom" do Paraná. A realidade que vejo, no meu negócio (que é muito ligado ao desenvolvimento, sustentabilidade e inovação), é bem diferente: um Estado com viés retrógrado, com idéias pouco inovadoras e com dificuldade de aceitá-las...Nosso Estado saiu do noticiário nacional nos últimos anos, e nem tudo isso é culpa do "chefe"...