sábado, 17 de maio de 2008

Autopoiese e Sustentabilidade... Será que precisamos do Global Forum?

Retomando o que coloquei no Blog Augusto de Franco no GFAL:

Pareceu-me (não estou seguro) que Augusto incorre em um deslize teórico, pouco comum em alguém de sua estatura intelectual: A autopoiese, se aplicável fosse ao nosso mundo, tornaria dispensável o Global Forum. É justamente sua inaplicabilidade à sociedade e à economia empresarial que torna o tema “Sustentabilidade” uma necessidade premente e não um modismo: nós (seres vivos e pessoas) temos liberdade de ação e arbítrio, não somos "compelidos" pela autopoiese a manter nossa sociedade saudável e sustentável.

Essa é a essência: é imperativo que nossos dirigentes de empresas e professores aprendam como agir e ensinar a agir com Sustentabilidade, para que aproveitemos nossa liberdade de arbítrio para tornar perene o ser humano como uma espécie viva. Se mantido o caminho atual e sem a preocupação como a Sustentabilidade de negócios e ambiente, e como nosso mundo não é um sistema autopoietico, somos livres também para destruir nossa existência como espécie viva. Espero que não, pois mesmo que a deriva biológica (como a ensina Maturana) resulte, em algum outro presente (já que o tempo é uma invenção explicativa) que não será o nosso, um outro ser vivo com linguagem e pensamento. Nós, nossas pessoas queridas e sucessores, é que não estaremos aqui para aproveitar a liberdade...

O que temos em Augusto de Franco no GFAL (http://augustonogfal.blogspot.com/2008/05/autopoiese.html) não perde essência com essa pequena diferença de interpretação. Permanece profundo, mas essa pequena questão aumenta desproporcionalmente nossa responsabilidade em com a Sustentabilidade e a humanidade: ela existirá ou deixará de existir por NOSSA escolha, não por destino. Não está assegurada por uma mecânica autopoiética, pois as pessoas não são obrigadas autopoieticamente a manter a nossa sociedade viva.

Vamos tornar a Sustentabilidade uma questão presente para sempre em nossa existência como seres humanos. Que nossos organismos (vivos) se cuidem pela existência da autopoiese, pois nós cuidaremos responsavelmente do ambiente onde estamos, para fazermos o que quisermos para sempre. Viva nossa liberdade de escolha.

Um comentário:

AF disse...

Caro Carmona,
não afirmei que a autopoiese é aplicável ao mundo empresarial. Disse apenas que é um conceito que nos ajuda a entender a idéia de sustentabilidade. Continue lendo os artigos subsequentes que você entenderá o sentido da coisa.